ANHEMBI PARQUE – Saiba mais sobre o maior centro de eventos da América Latina.

Anhembi Parque

O início de tudo

O Anhembi começou a nascer em 1966, quando após anos realizando feiras de negócios no Pavilhão Bienal, Caio de Alcântara Machado constatou que este Pavilhão já estava pequeno e começou a idealizar um novo espaço.

Com a intenção de construir um grande Pólo de Exposições em São Paulo, procurou intensamente um local adequado e o encontrou às margens do Rio Tietê, um terreno de 510.000 m2 , de propriedade da Prefeitura.

Em audiência privada com o então Prefeito Prestes Maia, foi orientado por ele a desistir, porque o terreno era alvo de Julio Mesquita para construir uma nova Santa Casa de Misericórdia, e assim como de Mario Amato que visava construir um “Maracanã” em São Paulo.

Mesmo desestimulado, Caio retornou em nova audiência com o então Prefeito Prestes Maia e explanou sobre o porque seria importante dar preferência à construção de um Parque de Eventos, afirmando de que este se tornaria não somente um cartão de visitas para a cidade de São Paulo, mas também movimentaria a economia nacional. Portanto, pediu ao Prefeito Prestes Maia que considerasse ceder o terreno, absolutamente o melhor de São Paulo para um Centro De Exposições, Convenções e Grandes Eventos. O prefeito Prestes Maia então se convenceu e apoiou a construção do Anhembi.

Caio de Alcântara Machado era um visionário vanguardista na área de eventos e sabia que o Anhembi ajudaria a transformar São Paulo no maior pólo do turismo de negócios da América do Sul.

O sucessor de Prestes Maia na prefeitura, Faria Lima, autorizou o empreendimento em 1967, e através de lei municipal cedeu a área às margens do Tietê em comodato por 90 anos à CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, que por sua vez delegou a construção à Alcântara Machado S/A Comércio e Empreendimentos. Nascia assim o Centro Interamericano de Feiras, cuja pedra fundamental foi lançada em julho de 1968, num espaço de aproximadamente 400.336 m².

A construção começou em fevereiro/março e foi até outubro de 1970, com uma duração de aproximadamente 270 dias.

O Projeto inicial, orçado em US$ 100.000.000, é de autoria do renomado arquiteto Jorge Wilheim e conquistou inúmeras premiações. Somente no Guiness Book, o Anhembi figurou como maior centro de exposições do Brasil e seu Pavilhão, como a maior cobertura do mundo com vão livre.

Em 20 de novembro de 1970, o Pavilhão de Exposições do Anhembi foi inaugurado com a realização do “VII Salão Automóvel”, se consagrando como evento inaugural do Parque Anhembi.

Conheça o Anhembi

O Anhembi Parque, o mais versátil e um dos maiores centros de eventos da América Latina, está localizado em São Paulo, a segunda melhor cidade do mundo para se fazer negócios.

Seus 400 mil m² de área total sediam 30% dos eventos que acontecem no Brasil e 55% dos eventos da Região Sudeste do País.

Seus espaços recebem mais de 1.000 eventos por ano, dos mais diversos gêneros e portes. Estima-se que circulam pelo Anhembi mais de 11 milhões de pessoas no período.

Situa-se em local privilegiado, com fácil acesso, próximo dos aeroportos, hotéis e das principais vias expressas. Possui ainda o maior estacionamento da cidade, com 7,5 mil vagas e capacidade para receber 13 mil veículos (rotativo) por dia.

Saiba mais no site: 

Anúncios

Sobre aprendizdepromoter

Tenho 28 anos e sou estudante de Eventos pela Unifieo, Sou dinâmico, gosto de criar e minhas idéias e criações não tem limites. Sou um sonhador, porém busco meios para as realizações desses sonhos.

Publicado em 8 de agosto de 2012, em AP NEWS, Inicio, Você Sabia? e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: